Aminas
As aminas são compostos orgânicos nitrogenados, são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou arila). Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, existem muitos estimulantes que possuem em sua fórmula o composto amino: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack.
Características físicas: as Aminas podem ser encontradas nos três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso, as que estão no estado gasoso são as alifáticas: dimetilamina, etilamina e trimetilamina. As aminas que possuem em sua estrutura até doze carbonos se encontram no estado líquido, e as que possuem mais de doze carbonos são sólidas. As aminas não possuem coloração, são incolores, sedo que as líquidas apresentam toxicidade e cheiro de peixe (rançoso).
Podemos encontrar esta classe orgânica em alguns compostos extraídos de vegetais, ou seja, na natureza. Os alcalóides constituem fonte de aminas, elas também podem ser produzidas na decomposição de peixes e de cadáveres. A trimetilamina é derivada dos peixes, enquanto que a putrescina e cadaverina são encontradas em cadáveres.
Classificação usual das aminas é: alifáticas (R-NH2) e aminas aromáticas (AR-NH2).
Utilidades
As aminas estão muito presentes no nosso cotidiano.
Estão presentes nos aminoácidos que formas as proteínas dos seres vivos.
Na indústria, são utilizadas como corantes, em alguns sabões e diversas sínteses orgânicas.
O corante mais conhecido é a anilina. É um óleo incolor com odor aromático.
Algumas aminas são usadas como protetor solar como o ácido p-aminobenzóico. Também é conhecido como PABA.
Nomenclatura
As aminas, de acordo com a IUPAC, devem ser nomeadas com a terminação AMINA.
Exemplos:
fenilamina
As anfetaminas
As anfetaminas são um conjunto de substâncias com estrutura e efeitos semelhantes aos da adrenalina (hormônio produzido pelas nossas glândulas supra renais,cuja função principal è controlar os batimentos cardíacos,a pressão arterial e a concentração de açúcar no sangue). As anfetaminas são usadas nas guerras para afastar as fadigas dos soldados e mantê-los acordados.Atualmente elas são vendidas em farmácias somentes mediantes receitas mèdicas.Uso prolongado das anfetaminas gera dependência química e acaba produzindo palpitações, dores de cabeça, aumento crônico da pressão arterial etc.
Os alcalóides
Os alcalóides são substãncias naturais de origem vegetal ou animal. Nas plantas, têm a função de defesa contra insetos e animais predadores. Em nosso organismo, alguns alcalóides podem causar dependência química e, algumas vezes, levar a pessoa até a morte. A nicotina, cafeína, morfina, coniina, cocaína e ecstasy são exemplos de alcalóides.
· A nicotina, produzida na queima do cigarro, é a substãncia que causa o vício de fumar.
· A cafeína, existente no café, no chá preto e em outras bebidas, também é estimulante do sistema nervoso central.
· A morfina extraída da flor da papoula é usada a séculos como medicamento tanto para induzir o sono (seu nome é derivado de Morfeu, deus grego do sono) como para aliviar dores intensas, como a dos pacientes com câncer em estado terminal.
· A cocaína é extraída da folha da coca, no início do século XX a cocaína foi usada como medicamento e até na composição de algumas bebidas. Infelismente tornou-se uma das maiores tragédias do mundo atual. Seu consumo tem levado muitos jovens a degradação total e até a morte, além de sustentar um comércio ilegal que movimenta bilhões de dólares por ano. A cocaína é vendida normalmente em sua forma mais estável, que é a do cloridrato. Deste sal a cocaína pode ser deslocada por meio de bases fracas, como o bicarbonato de sódio (NAHCO3). Pois é exatamente a mistura de cocaína e bicarbonato que constituí o crack, que é fumado e que produz efeitos mais devastantes que a cocaína.
· Também existe uma droga, conhecida como ecstasy que é confundida com as anfetaminas ou metanfetaminas, que deixam as pessoas “ligadas”. Apesar de ser derivado da anfetamina, o MDMA tem parte da mólecula semelhante a de um alucinógeno. A droga atua sobre os receptores neurotransmissores serotonina, depamina e noradrenalina. A serotonina é o neurotransmissor mais atingindo pelo ectasy. Controla nossas emoções e também regula os domínios sensorial e motor e capacidade associativa do cérebro. Como a serotonina também regula a temperatura do corpo, um dos riscos de quem toma o ecstasy é o da hipertermia (super aquecimento do organismo). Muitas mortes associadas ao ecstasy são decorrentes da elevação da temperatura do corpo acima de 41°. A partir dessa temperatura o sangue pode coagular, produzindo convulsões e parada cardíaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário